sábado, 4 de outubro de 2014

PAI TUPÃ


P - PACÍFICO
A - ATLÂNTICO
I - ÍNDICO (MEU POEMA – PAI TUPÃ)



PARA MIM, TU ÉS PERFEITO

FALTA EXPLODIR MEU PEITO

POR TANTO AMOR QUE HÁ POR TI;



NÃO TE AUSENTES

NOS MOMENTOS FELIZES

EM QUE EU LEMBRAR

DE TI!



NAS OUTRAS HORAS VOU CHORAR,

MAS COM CERTEZA TUDO HÁ DE PASSAR

E NO DIA NOVO VOU PODER TE OLHAR!



COMO É TRISTE SER BURRO E INGÊNUO

PEQUENO DO TAMANHO DO MAR,

O NOME DA LAGOA QUE AQUI ESTÁ!



GOSTARIA DE LHE ENCANTAR,

MAS COMO TU TENS TUDO

QUERO LHE DIZER DA GOTA,

DA “LENTILHA QUE HÁ NO MAL",

QUE TRAÍRA FORA DO NORMAL!



NÃO DEIXE VENCER, MEU VELHO TUPÃ!

PORQUE TU NÃO QUERES

PERDER O MEU AFÃ!

E...,EU SOMENTE CONTO CONTIGO

“BRAÇO GUERRREIRO” DE AMIGO!



"ABRATIÇU" !


(O ÍNDIO QUE HÁ EM MIM ABRAÇA O QUE HÁ EM TI!)



TEREZINHA MOUTINHO 26/08/10

ESPERANTO: 

Pacifika Oceano 
Atlantika Oceano
Indiana oceano


 PATRO “Tu (pr Tu- – silabo nigra estas forta kaj malfermita)
 (Mia poemo Pai=Patro “Tupã”) =/Patro Nia sed = Patro Mia
 (Kkkk)

Di‘ estas perfekta, kredas mi!
Mankas strangi mian bruston
pro vi,
mi amas Din!

Dum feliĉaj momentoj,
kiam mi memoras Din...
estu ĉe mi!

En aliaj horoj mi ploros,
Sed, certece ĉio iam ŝanĝos
Kaj poste en nova tago
mi povos miri Din!
(Mi “kreskos“, fin‘)

Mi malĝoiĝas nun,
Ĉar mi ne estas tre inteligenta
kaj malnaiva kiel Tupã;
Mi esta la indigeno “tupinin*
(tr tu-pi-nin)
malgranda kiel la Maro,
nomiĝis nian lagon,
Akvejon nin!

Mi ŝatas agrabli Din,
Sed vi ne bezonas nenion.
Do, mi diras pri mia sufero,
por klarigu “gutojn, semojn” ne bonajn ke ekzistas en malbonaj personoj. Kiaj perfiduloj!
Tio ne estas normala en ili mem!
Ne estas kiel Dio, “amén”(tr a-mén)

Ne permesu venki tion,
Mia maljuna “Tupã”!
Ĉar vi ne celas perdi mian fervoron...
(mian respekton al Di’Trondego)
Kaj ... mi estas nur kun vi,
Batalanta Brako de Amiko,
Por venki malamikojn ni!

“Brakumiĝu!”

(La indigeno kiu havas en mi, brakumas kiu havas em Di kaj brakumiĝi signifas ankaŭ: “Propra brakumo; mia brakumo en mi estas simila al via pro idealo kaj kiam ni luktas (brakumi idealon) ĉe iu, ni luktas por ĉiuj kaj por si mem)
 *tupinin – malgranda juna indigeno sekvanta da Tupã


Terezinha MOUTINHO 27/01/16

blog do índio de Terezinha:
  


Vídeo em




DEUS, SALVAÇÃO, LIVRAMENTO, LOUVOR


"
Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens."Salmos 22:21

 Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento,"Salmos 140:1


PARA TODOS OS QUE LERAM AS 33 POSTAGENS DE OUTUBRO, SUGIRO O SALMO ABAIXO PARA REFLEXÕES:

Salmos 66
Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras.
Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.
Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.
Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.)
Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens.
Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.
Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá.)
Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor,
Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés.
Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.
Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos,
Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.
Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos,
Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia.
Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.)
Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.
A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;
Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.


Nenhum comentário: